quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ansiedade- para quê sofrer mais


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) refere-se a um quadro no qual estão presentes preocupações ou ansiedades excessivas. Geralmente tais preocupações não são justificáveis ou então são desproporcionais ao nível de ansiedade sofrida. Para ser classificada como TAG é necessário que os sintomas estejam presentes, por pelo menos, 6 meses contínuos e que seja efetuada a diferenciação diagnóstica com outros transtornos ansiosos, como a Síndrome do Pânico ou Fobia Social. A principal diferença entre TAG e ansiedade normal, além da existência ou não de um motivo real que justifique a presença dos sintomas ansiosos, é que na ansiedade normal o indivíduo tende a adaptar-se à situação causadora de ansiedade e, os sintomas desaparecem com o tempo. No momento do diagnóstico é importante, ainda, que sejam descartadas outras possibilidades como ansiedade decorrente do uso de drogas ou substâncias psicoactivas.
No TAG estão presentes os seguintes sintomas: dificuldade em relaxar e sensação de que se está no limite do nervosismo, cansaço, dificuldade de concentração e de memória, irritabilidade, tensões musculares e insónia. Resumidamente, a condição traz bastante sofrimento para quem a vive, prejudicando as suas funções sociais e profissionais de modo bastante significativo. Além disso podem estar presentes sintomas físicos como palpitação, ganho ou perda de peso, boca seca, mãos ou pés húmidos, enjoos ou diarreia, aumento da frequência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa e sintomas depressivos.
O primeiro passo no início do tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa vai ser o estabelecimento de um diagnóstico (diferente do Ocidental), que vai identificar os principais órgãos e sistemas do corpo envolvidos e suas principais condições: se estão em excesso ou deficientes. O tratamento irá destinar-se a trazer de volta a harmonia dos sistemas do corpo através de técnicas de tonificação no caso de deficiência e de sedação no caso de excessos. Para tal, além da Acupuntura Sistémica, outras técnicas poderão ser utilizadas tais como a Fitoterapia Chinesa e o uso de fórmulas compostas que irão fornecer substratos ao organismo para auxiliá-lo no seu processo de recuperação, além de massagens e o uso de Moxibustão caso haja necessidade.

sábado, 17 de setembro de 2011

Stress


A Acupuntura para o tratamento do Stress

Quando visita o médico e ele lhe diz que a sua condição está sendo causada pelo stress, o que isso realmente significa? Uma pessoa pode sentir-se “stressada” no trabalho ou numa relação; ainda assim stress é mais do que apenas uma emoção que surge em determinadas situações. É um estado de ser que, ao longo do tempo, pode ter um impacto sério na saúde física. O stress contínuo pode causar dor física, insónia, pressão alta e outros problemas. Se for uma pessoa que lida com o stress regularmente e está a começar a sentir as suas consequências, pode beneficiar dos efeitos redutores do stress e reparadores da acupuntura.

Como é que a acupuntura trata e reduz o stresss?

Existem várias maneiras da acupuntura reduzir o stress e os seus efeitos colaterais. O primeiro é que a acupuntura é muito relaxante. Após a inserção das agulhas, o paciente fica a repousar durante 15-30 minutos. As luzes estão fracas e está a tocar uma música suave, o que faz com que muitos pacientes caiam num estado de relaxamento profundo e total. Após o tratamento, muitas pessoas sentem-se calmas e ao mesmo tempo, restauradas. Em segundo lugar, enquanto está descansar, as agulhas de acupuntura estão a actuar para equilibrar seu organismo. Por exemplo, se, por causa do stress, tem uma  dor crónica no pescoço ombro, o tratamento incidirá no relaxamento da tensão muscular e aumento da circulação sanguínea na área isquémica. Ou, se sua reacção ao stress é mais emocional, os tratamentos vão ajudar a equilibrar o humor e a libertar sentimentos reprimidos.
Se sua saúde está começando a sofrer por causa de stress e está a aparecer alguma doença, a acupuntura pode tratar e reduzir ou eliminar o problema (ver doenças específicas neste site para entender como a acupuntura trata esses problemas). Finalmente, muitas vezes, por causa do stress a longo prazo, muitos sintomas diferentes estão a ocorrer ao mesmo tempo. A acupuntura ajuda a tratar a origem do problema, enquanto reduz ao mesmo tempo os sintomas dolorosos que estão afectando sua saúde e bem-estar.

De quantos tratamentos vou necessitar?

Os efeitos de um tratamento de acupuntura para o stress são imediatos. Após o seu primeiro tratamento, terá uma sensação estar mais relaxado. Esta sensação pode durar de um a vários dias. Pode, também, aperceber-se de uma melhoria imediata da tensão muscular e do seu nível de energia geral. Com tratamentos regulares, os efeitos serão mais duradouros e mais acumulativo. Na maioria dos casos, é suficiente um tratamento por semana. A duração do tratamento depende de cada indivíduo. A gravidade dos sintomas e dos efeitos do stress sobre a sua saúde, determina a rapidez com que o problema vai ser resolvido.
 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Depressão


A Acupuntura é usada em todo o mundo para resolver problemas da saúde mental. A depressão é extremamente comum e varia no grau de severidade de pessoa para pessoa. Os sintomas da bipolaridade, depressão leve a severa e apatia generalizada são todos tratáveis com  a Acupunctura e Fitoterapia Chinesa. Não existem efeitos secundários com a Medicina Chinesa e, de facto, os pacientes que recebem tratamentos para a depressão vêm melhoras noutros sintomas que têm como resultado da depressão, como insónias, fadiga, dor ou outros. Para essas pessoas que querem uma ajuda adicional para os ajudar a lidar com a depressão, a Acupuntura e Medicina chinesa pode ser uma terapia segura e extremamente eficaz.

Como é que a Acupuntura funciona?

Pelos sandardes da medicina alopática, não é bem claro como é que a acupunctura é capaz de ter efeitos na depressão. Contudo, existe uma evidência crescente que suporta a eficácia da Acupuntura no tratamento da depressão. Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, descobriu que a acupuntura foi eficaz em reduzir as taxas de recaída de mulheres com depressão. Num estudo duplo-cego randomizado controlado, 26 mulheres com depressão severa receberam tratamentos regulares de acupuntura durante 8 semanas. No final do tratamento, 17 mulheres alcançaram a remissão completa de sua condição e apenas 4 das mulheres tiveram uma recaída dos sintomas da depressão seis meses depois. Este pequeno estudo sugere que a acupuntura, quando usada especificamente para tratar a depressão, produz resultados que são comparáveis a outros tratamentos empiricamente validados.
Sabe-se que quando as agulhas de acupuntura são inseridas no corpo, são libertadas endorfinas. As endorfinas atuam no corpo como agentes naturais calmantes e de alívio da dor. Isto ajuda nos efeitos emocionais da depressão, bem como nos sintomas físicos que muitas vezes podem acompanhá-la. A acupuntura também ajuda a estimular o sistema nervoso parassimpático, ajudando assim a relaxar o corpo e a mente. Mas os efeitos da acupunctura, podem ir além do sistema nervoso. O corpo físico, as emoções e o espírito são indissociáveis. A acupuntura tem sido um método eficaz a tratar estes três níveis do ser humano. O tratamento incorpora, mas não se limitando a, questões de deficiências do neurotransmissor; trabalha com a pessoa como um todo para tratar os aspectos físicos, mentais e emocionais desta condição.

O que devemos esperar com o tratamento?

Para tratar uma condição de longa data como a depressão, as primeiras visitas são destinadas a compreender o seu padrão particular de depressão e sintomas de associados que possam surgir. Quando necessário, as visitas focam-se em diminuir os sintomas agudos. A duração do tratamento depende de há quanto tempo o paciente está a sofrer de depressão e da sua gravidade. Os sintomas mais agudos ou mais urgentes podem, muitas vezes, ser aliviados imediatamente, ou pelo menos nas duas primeiras sessões. Em geral, pode esperar que, após 1-2 meses de visitas semanais, vai experimentar uma mudança total na sua depressão, bem como uma mudança em qualquer outro sintoma que pode estar ocorrendo. Os tratamentos são relaxantes e proporcionam uma oportunidade para reflectir sobre os sintomas e os sentimentos, passado ou presente.

Que outras ferramentas me são dadas para garantir que os meus tratamentos são eficazes?

Embora a acupuntura possa resolver rapidamente os sintomas da depressão, inicialmente, a fim de sustentar os resultados positivos do tratamento, o acupuntor pode fornecê-lo com algumas modificações de dieta e estilo de vida. Simples mudanças na dieta podem ter um tremendo impacto sobre a frequência e severidade de sintomas da depressão. Suplementação vitamínica e mineral também pode ser uma maneira fácil de ajudar a equilibrar humor e fadiga. Se está a tomar antidepressivos, o seu acupuntor pode prescrever ervas chinesas que trabalham em sinergia com os seus medicamentos para tratar os sintomas. Se está à procura de  uma alternativa para produtos farmacêuticos, a fitoterapia é uma forma segura e eficaz para continuar o tratamento com uma base diária.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deixar de Fumar com a Acupuntura


O tabagismo é uma das causas de doenças mais importantes no mundo hoje. Cada dia mais pessoas têm tomado consciência da importância de se livrarem desse terrível vício e para suprir essa necessidade o campo da saúde como um todo tem buscado oferecer várias ferramentas auxiliares para ajudar o fumador nessa difícil passagem até ver-se livre do vício. O que pouca gente sabe é que a Medicina Tradicional Chinesa, através da Acupuntura e da Fitoterapia, é uma das formas mais interessantes de apoio ao indivíduo que decide parar de fumar.


Para a visão da MTC, o cigarro causa um padrão sério de Secura-Calor no Pulmão, levando ao desgaste prematuro desse Órgão vital. O Pulmão é a fonte da nossa energia (Qi). É ele quem faz a união da energia captada pelo ar que respiramos, com a energia extraída da nossa alimentação, transformando-as em energia aproveitável pelo corpo todo. Assim, os males causados pelo desgaste do Pulmão são inúmeros. Na terceira idade, quando há um declínio natural da nossa energia vital, torna-se ainda mais evidente os problemas que esse desgaste pode gerar, levando a uma perda enorme da nossa qualidade de vida, especialmente nessa fase da vida.
O Calor interno gerado pelo cigarro ainda pode afetar outros Órgão e Vísceras, gerando, por exemplo, gastrites (Calor no Estômago), prostatites e cistites (Calor no baixo-ventre). Mas esse Calor, quando generalizado, ou muito concentrado em algum local, num quadro ainda de diminuição da nossa energia de resistência, devido ao desgaste do Pulmão, gera um quadro muito provável de aparecimento de tumores e cancros.
Na nossa clínica, utilizamos a Acupuntura sistémica (com as agulhas finíssimas nos acupontos pelo corpo todo), a Acupuntura auricular (estimulando os pontos reflexos na orelha) e a Fitoterapia (utilização de ervas fitoterápicas especiais). O casamento dessas 3 ferramentas tem o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o a passar pelo período de abstinência, diminuir os efeitos da falta de nicotina e por fim, tonificar o Pulmão diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse Órgão.

 

De quantos tratamentos vou necessitar?

As sessões são feitas normalmente 1 ou 2 vezes por semana e o número de sessões varia de acordo com o momento em que se encontra o paciente, com a sua resistência física, a sua idade e de seu grau de dependência. Além disso são passadas várias recomendações específicas para cada caso, como alimentação adequada e exercícios respiratórios que auxiliam em todo o processo.
Mas, apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha criado consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento anti-tabágico é um auxiliar à essa decisão, à força de vontade e à iniciativa do indivíduo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DOR NO CALCANHAR


Esporão de calcanhar e fascite plantar, geralmente são ligados entre si quando se discute a dor no calcanhar, mas não são a mesma coisa. Um esporão é um depósito de cálcio no calcâneo ou no osso do calcanhar. É diagnosticado por raio-X, mostrando uma saliência do osso fora do calcanhar. A fáscia plantar é o tecido conectivo  à volta  dos músculos da sola do pé que vai desde o calcanhar até à ponta do pé. Ajuda a manter o arco do pé e, com a actividade, transmite todo o peso do pé. A fascite plantar é uma inflamação deste tecido e apresenta dor na parte inferior do pé. Enquanto que 70% dos pacientes com fascite plantar têm esporão do calcanhar, 50% dos pacientes com esporão do calcanhar não têm fascite plantar.
Os principais sintomas relatados pelos pacientes são dor severa quando se colocam de pé de manhã. A dor pode aliviar ao fim de alguns minutos, mas geralmente volta mais tarde durante o dia, ao fim de estar de pé durante algum tempo ou de actividade prolongada. A dor pode ser em qualquer parte da sola do pé, mas geralmente manifesta-se na frente e por baixo do calcanhar. Está muitas vezes associado a ganhos de peso rápidos, permanecer de pé durante períodos prolongados ou aumento da actividade atlética (especialmente nos corredores).

A acupuntura é um tratamento eficaz?

A acupunctura pode ajudar a relaxar os músculos e tecido conectivo do pé, diminuir a inflamação e estimular o corpo a libertar endorfinas. Isto modera a resposta da dor à medida que a cura acelera.
É importante reconhecer e ajustar qualquer factor no estilo de vida que possa contribuir para a dor no calcanhar. Muitas vezes ajuda diminuir a actividade física, limitar o tempo que se permanece de pé, ou ter em atenção o excesso de peso. Adicionalmente, esticar os músculos dos pés regularmente e mudar o calçado também é muito útil.
Combinar a acupunctura, ajustes no estilo de vida e limitar o tempo de permanência de pé, pode providenciar a dor de calcanhar e pé de longa duração. Contudo, muitas pessoas compensam a dor de pé, mudando a sua maneira de andar e a sua postura. Isto conduz a dores noutras partes do corpo, como dores lombares. A acupunctura pode ajudar a “reequilibrar” o corpo, libertando tensões em todas as partes do corpo relacionadas, enquanto se está a focar na raiz do problema – o pé.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DORES DE CABEÇA


Todas as pessoas já experienciaram uma dor de cabeça, sendo que 5% da população portuguesa sofre de enxaquecas. Os tipos de dor de cabeça crónica mais comuns são as dores de cabeça devido a tensões, enxaquecas e cefaleias. Cada tipo de dor de cabeça apresenta juntamente com a dor, leve a grave, outros sintomas como tensão muscular, náuseas ou pressão facial.

A Acupuntura pode ajudar?

Vários estudos clínicos mostraram que a acupunctura é uma opção eficaz para tratar dores de cabeça crónicas. Num estudo publicado pelo British Medical Journal os investigadores dividiram 401 adultos com dores de cabeça crónicas em 2 grupos. Um grupo recebeu o cuidados médicos standard, enquanto que o segundo grupo recebeu 12 tratamentos de acupunctura ao longo de 3 meses, adicionalmente ao tratamento médico standard. Ao fim de 1 ano de tratamento, os que fizeram acupunctura:
·         Experienciaram menos 22 dias de dores de cabeça do que o grupo que recebeu apenas os cuidados médicos standard
·         Fizeram menos 25% de visitas ao médico
·         Tiveram menos 15% de dias de baixa
·         Usaram menos 15% da medicação

Como é que a Medicina Tradicional Chinesa (MT) e a Acupuntura me podem ajudar nas dores de cabeça?

Na MTC existem muitas possibilidade diferentes como causa das dores de cabeça. O diagnóstico das dores de cabeça tem em consideração vários aspectos da saúde da pessoa, incluindo o sono, digestão, estado emocional, como a raiva e o stress. A informação relativamente a todos estes sintomas pode ajudar o acupuntor a diferenciar qual o desequilíbrio existente que está a causar dores de cabeça. Ao tratar individualmente o desequilíbrio de cada paciente, em vez de se estar a diagnostica a dor de cabeça só por si, o paciente vai experienciar uma cura em muitas áreas da sua saúde, incluindo a resolução das dores de cabeça.

Como é que vão ser os tratamentos e de quantos é que vou precisar?

A primeira consulta vai incluir uma entrevista para obtenção do historial médico detalhado, bem como um tratamento de acupunctura. Os pontos de acupunctura são definidos individualmente para cada paciente de acordo com os seus sintomas. Os pacientes ficam relaxados durante o tratamento.
O número de visitas necessárias vai depender da severidade das dores de cabeça, apesar dos pacientes sentirem-se melhor ao fim de poucos tratamentos. Após a primeira consulta, o acupuntor irá definir um plano de tratamentos. O resultado dos tratamentos tende a ser acumulativo, o que significa que se devem fazer tratamentos mais frequentes numa fase inicial. Pro exemplo, receber 2 tratamentos por semana, na primeira semana irá estabelecer uma tendência de cura que, seguidamente, só precisará ser mantida com tratamentos semanais e eventualmente mensais.