quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Obstipação (prisão de ventre) e Diarreia


O termo obstipação pode significar fezes duras ou infrequentes, ou pode significar dificuldade de passagem das fezes. A obstipação pode envolver dor durante a passagem do movimento do intestino, incapacidade de ter um movimento intestinal  após fazer força durante mais de 10 minutos, ou não evacuar durante mais de 3 dias. As causas mais comuns para a obstipação são dietas pobres em fibra, falta de actividade física, stress, viagens, ingestão inadequada de líquidos ao longo do dia, ou atrasar a ida à casa de banho quando se tem urgência em defecar. Outras causas são,  Síndrome Intestino irritável, gestação, problemas na tiróide, depressão, doenças neurológicas, ou certos medicamentos. Causas mais sérias como cancro do cólon são raras, mas não devem ser descartadas enquanto não for examinado pelo seu gastroenterologista.
A obstipação e diarreia, apesar de ser muito comum, são das queixas físicas menos faladas. Um acupuntor começa sempre por uma revisão completa, porque a consistência das fezes e frequência de defecação são muito importantes do estado geral de saúde. O efeito de movimentos irregulares do intestino são, geralmente, má absorção dos alimentos e fadiga, tez baça, dor no abdómen inferior, alterações no apetite e no peso. Quando uma pessoa não está a eliminar os seus desperdícios de um modo regular e consistente, é uma pista da existência de um desequilíbrio mais profundo.

Como é que a acupuntura pode ajudar a regular as fezes?

Alguns pontos de acupuntura têm um efeito na motilidade gastrointestinal. O tratamento pode ser usado, tanto para relaxar um cólon mais espástico, como para estimular o peristaltismo. Dentro dos conceitos e teorias de Medicina Chinesa, existe um método mais completo para interpretar os problemas digestivos. Quando uma pessoa tem fezes muito duras e difíceis de passar, vão ser administradas plantas para humedecer os intestinos e o tratamento de longa duração vai focar-se em restabelecer um ambiente digestivo menos seco. Quando alguém sofre de diarreia crónica, explosiva, que queima e causa dor, a acupuntura ajuda a acalmar o intestino grosso e as plantas a serem administradas são para remover toxinas e para limpar o calor do sistema digestivo. Do mesmo modo, quando alguém sofre de diarreia crónica indolor, a acupuntura vai ser usada para tonificar o sistema digestivo e vão ser administradas plantas para aquecer  a digestão, para que os alimentos possam ser transformados mais eficientemente em energia utilizável.
Todos estes cenários de tratamento têm um componente paralelo de modificação da dieta e estilo de vida. Geralmente os movimentos do intestino podem ser melhorados com uma alteração da escolha dos alimentos e melhores hábitos alimentares, como mastigar correctamente, perder tempo a comer, etc…

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Colite e Doença de Crohn


A colite ulcerosa e a doença de Crohn são doenças inflamatórias gástricas crónicas com causas desconhecidas. Na colite a inflamação focasse mais nas áreas inferiores do sistema gastrointestinal e no recto. Os sintomas são dor e diarreia crónica que conte pus e sangue. Uma vez que não existe uma causa conhecida para a colite ulcerosa ou Doença de Crohn, o medicamento médico ocidental baseia-se muito no alívio dos sintomas. Dentro do paradigma da Medicina Tradicional Chinesa podemos observar a doença de um modo diferente. A causa pode ser deficiências constitucionais, uma invasão por patogéneo externo, ou dieta. Uma diagnóstico preciso  baseia-se nos vários sintomas relacionados com a digestão, bem como os de todo o organismo.

De quantos tratamentos vou necessitar?

Primeiro que tudo devemos controlar os sintomas. Muitas vezes usamos acupuntura e fitoterapia chinesa em conjuntamente em pacientes que estão a receber cuidados médicos. Se o paciente estiver numa fase aguda, é realizada uma série de 5 tratamentos, 1 vez por semana, juntamente com fitoterapia para controlar a hemorragia ou a diarreia. Após as primeiras séries de tratamentos, a condição vai ser reavaliada e vão ser definidos tratamentos mais espaçados e a longo prazo. É crucial para o tratamento fazer alterações alimentares  para eliminar as causas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Refluxo Ácido (Refluxo esofágico)


O refluxo ácido (doença do refluxo gastroesofágico) é um problema digestivo em que o suco gástrico e suco biliar são regurgitados para o esófago. O estômago tem uma camada especial para o proteger da acidez destes sucos, mas o esófago não tem. Azia é o termo usado para a sensação de queimadura no esófago quando ocorre o refluxo. A queimadura dolorosa é geralmente sentida no meio do peito, mesmo por trás do esterno.
A causa física para o refluxo ácido é o relaxamento do esfíncter que separa o estômago do esófago. A causa mais provável para isto acontecer é a existência de um estômago cheio. Contudo, o refluxo esofágico pode ser desencadeado por muitas outras coisas, nomeadamente bebidas alcoólicas ou com gás, comer demasiado depressa ou em grande quantidade, comer alimentos gordos ou picantes, beber demasiada cafeína, ou comer demasiados alimentos com fibra. Também se verificou que o refluxo esofágico piora com a ansiedade e depressão.

Como é que a acupuntura consegue tratar o Refluxo Ácido?

Enquanto que os praticantes de Medicina Tradicional Chinesa têm usado a acupuntura para tratar problemas digestivos à mais de 1000 anos, no Ocidente apenas em 2006 apareceu um estudo relativamente à fisiologia Gastrointestinal e Hepática (Fígado). O estudo indica que a estimulação de certos pontos de acupuntura inibe o relaxamento do esfíncter esofágico em mais de 40%.
 Um tratamento de acupuntura é muito relaxante e espantosamente gratificante para as pessoas que estão apreensivas com as agulhas.

Relativamente aos hábitos alimentares?

Quando um paciente chega com queixas relativamente ao refluxo esofágico, o acupuntor vai fazer um historial detalhado sobre os hábitos alimentares. Provavelmente vão ser necessárias algumas modificações alimentares, como mastigar muito bem a comida, passar mais tempo a comer, comer pequenas porções, eliminar alimentos ácidos e álcool temporariamente, etc… Uma digestão saudável também depende de hábitos saudáveis regulares, como fazer exercício moderado regular e dormir bem.

 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Constipações e Gripes


Hoje em dia recebemos sinais mistos dos médicos sobre como tratar resfriados comuns e gripes. O medo generalizado da resistência aos antibióticos tem feito com que muita gente evite ir ao médico quando ficam doentes. Juntamente com os medicamentos de balcão para tratar os sintomas para que possamos continuar a trabalhar ou ir à escola, muitas vezes, pode levar até duas semanas para resolver um resfriado. A Acupuntura e Fitoterapia chinesas podem ser um recurso valioso na prevenção de constipações e gripes e permitem-nos recuperar das mesmas com maior rapidez e facilidade.

Prevenção

É possível usar a Medicina Chinesa para prevenir as infecções de gripes e resfriados por completo ou quando detectadas precocemente, para evitar que se transformem em infecções completas. Estudos têm demonstrado que certos pontos de acupuntura são eficazes para estimular o sistema imunitário. As Plantas medicinais também podem ser prescritas para melhorar o sistema imunitário. Quando as pessoas à sua volta estão a ficar doentes, receber tratamentos de acupuntura e tomar plantas medicinais irá aumentar a sua capacidade de combater doenças e a manter-se saudável. É aconselhável ir fazer sessões de acupuntura, uma ou duas vezes por mês durante a época de gripes e resfriados para ajudar a fortalecer seu sistema imunitário e a mantê-lo saudável.

Tratamento

Se por acaso apanhar um resfriado ou uma gripe, a acupuntura e a fitoterapia Chinesa podem ajudar a diminuir a gravidade e acelerar o tempo de recuperação da doença. Se for a uma consulta com os primeiros sinais de um resfriado ou gripe, como dor de garganta, dor de ouvido, fadiga ou dores no corpo, pode receber tratamento e fitoterapia que vão ajudar a aliviar os sintomas e a recuperar a imunidade para que o corpo possa combater a infecção. Os tratamentos de acupuntura e fórmulas à base de plantas são adaptados aos sintomas individuais de cada pessoa,  enquanto ao mesmo tempo, impedem que a doença mais fundo no corpo. Além disso, se uma doença é persistente, os tratamentos frequentes e regulares (duas vezes por semana, durante 1-2 semanas) vão ajudar a acabar com o padrão de re-infecção e fraqueza imunitária.

Recuperação

É de conhecimento comum na medicina chinesa que é possível recuperar de uma doença e ficar mais forte a ela. Usando a acupunctura e fitoterapia chinesa durante a fase de recuperação da infecção é uma boa maneira de assegurar que vai combater a infecção e que o seu sistema imunitário está intacto e pronto para lutar contra o próximo aparecimento da doença. Dois ou três tratamentos por semana depois de uma doença vão ajudar a restaurar o equilíbrio nos sistemas imunitário, respiratório e digestivo. Sintomas como tosse persistente ou catarro ou uma irregularidade na sua eliminação são queixas comuns após um severo surto de gripe.

Os benefícios de uma Alternativa

A Medicina chinesa foi desenvolvida para tratar muitas doenças diferentes, mas fez avanços significativos na sua história médica, quando os médicos começaram a analisar especificamente o tratamento de infecções virais e bacterianas. Agora, a antiga sabedoria da medicina chinesa é combinada com o que acupuntores modernos sabem sobre infecções virais, como a gripe. A Medicina complementar e alternativa está recebendo muita atenção agora por causa do temor de um surto de gripe generalizada. Com os benefícios incertos das vacinas, as pessoas estão a procurar outras maneiras de se protegerem contra doenças graves durante os meses das gripes e constipações. É nossa esperança que, depois de ler este artigo, já saiba que é fácil usar a acupuntura e fitoterapia Chinesa, como uma maneira natural e eficaz para prevenir e tratar gripes e resfriados.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Alergia sazonal - Início da Primavera e final de Verão


A Primavera para muita gente significa um óptimo tempo para desportos ao ar livre. Mas para os milhões de pessoas com problemas crónicos de alergia, a Primavera pode ser um evento temido. Na Primavera, as flores florescem, e algumas pessoas começam a espirrar assim que o pólen é libertado. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os problemas alérgicos afectam, pelo menos, 10-25% da população, e é uma das queixas mais comuns dos pacientes que procuram ajuda na altura da Primavera.

As infecções alérgicas podem ser tanto agudas como crónicas. Geralmente, a infecção começa com uma constipação devido a factores como alterações climáticas; ou um episódio alérgico que causa inchaço das membranas mucosas e aumento da produção de muco aquoso. Os sintomas clássicos da alergia são a congestão nasal, com descargas amarelas espessas (ou descargas finas e transparentes nos casos mais ligeiros), dor de cabeça, e possivelmente febre com dor de garganta. Os tratamentos médicos convencionais para a alergia incluem a prescrição de descongestionantes, mucolíticos (medicamentos que diluem as secreções mucosas), analgésicos e antibióticos. Os descongestionantes nasais podem tornar-se ineficazes e causar dependência se forem usados durante longos períodos. Os antibióticos funcionam bem em certas situações, mas não em todas. Existem algumas situações que não respondem a eles. Como último recurso, pode ser feita uma cirurgia para limpar e drenar as secreções que estão a bloquear.

Alergia e MTC (Medicina Tradicional Chinesa)
As curas tradicionais antigas como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) acreditam que para se tratar uma doença, todo o corpo deve ser analisado. Qualquer desequilíbrio no Yin e Yang pode ser corrigido utilizando fitoterapia ou acupunctura. De acordo com os princípios da MTC, as temperaturas frias podem enfraquecer o poder digestivo. Isto conduz a um enfraquecimento do sistema imunitário e cria um ambiente fértil para o ataque de vírus e bactérias. Beber líquidos quentes (Chás de plantas, sopas, etc.) e vestir roupas quentes ajudam o sistema imunitário a ficar mais forte.
Uma das plantas da MTC, com mais provas científicas, para combater as alergias é a Huan Qi (AstragalusRadix): Astrágalo (Astragalusmembranaceus): esta provou aumentar quase todas as fases do sistema imunitário. Um estudo mostrou que o astrágalo aumenta a produção e armazenagem do interferão, uma substância que alerta o organismo da invasão de vírus, bactérias e estimula as células a iniciarem a sua defesa. O seu uso está indicado nas infecções respiratórias virais e bacterianas, incluindo a gripe e alergia aguda.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, muitos dos sintomas que são manifestados como uma infecção alérgica, podem ser devido a desequilíbrios noutros órgãos. Quando o sistema imunitário está fraco vai haver um desequilíbrio da parte superior do corpo, com respectiva produção de “desperdícios”, nomeadamente corrimento nasal, olhos vermelhos, sinusite, dor de garganta, etc. As fórmulas fitoterapêuticas (plantas) nestes casos podem ser úteis para reduzir os sintomas desconfortáveis. 
Na MTC, as alergias são consideradas um desequilíbrio do sistema imunitário, em que a fitoterapia (uso de plantas) consegue fortalecer o sistema imunitário e diminuir os sintomas de alergia.
A maioria dos tratamentos em MTC tem por base o uso de plantas naturais, que são suaves e eficazes na redução dos sintomas. Ao usar uma terapia à base de plantas (Fitoterapia) podemos diminuir o uso de antibióticos, evitando, deste modo, o seu abuso e efeitos secundários. É importante que as pessoas estejam informadas sobre as várias hipóteses disponíveis, de modo a que possam tomar decisões informadas.


A acupunctura e a alergia
A acupunctura estimula os mecanismos de auto-cura, permitindo ao corpo processar e filtrar os alergéneos. Na acupunctura, são colocadas agulhas muito finas à superfície da pele, em pontos específicos ao longo do corpo para estimular a dispersão e fluxo de energia. Após a inserção dos pontos específicos para a alergia, muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas de alergia. A pressão nasal é reduzida, as passagens nasais são desbloqueadas, a comichão nos olhos diminui e os pacientes conseguem respirar mais facilmente pelo nariz.
Caixa de texto: Na Alemanha foi realizado um estudo entre 2000 e 2004 para medir a qualidade de vida dos tratamentos adicionais de acupunctura na rinite alérgica. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: ambos receberam o tratamento usual, mas um grupo recebeu adicionalmente 10 sessões de tratamentos de acupunctura. 
Foi medida a qualidade de Vida no tempo zero (antes do inicio dos tratamentos) e ao fim de 3 meses de tratamento. Este estudo Alemão envolveu 981 pacientes (64% mulheres com idade média de 40 anos e 36% homens com idade média de 43 anos).
Ao fim de 3 meses de estudo, com sessões semanais de acupunctura, a qualidade de vida foi superior no grupo da acupunctura.
Também foi medida a vitalidade dos pacientes e concluíram que ao fim de 3 meses a vitalidade do grupo da acupunctura foi significativamente superior ao do grupo placebo que não teve qualquer melhoria. 
 
Os cientistas concluíram que o uso de acupunctura como tratamento adicional nos pacientes com rinite alérgica é benéfico. Para o tratamento da alergia sazonal, a melhor altura para iniciar o tratamento de acupunctura é um mês antes do tempo normal dos ataques alérgicos. Idealmente, o paciente deveria procurar ajuda antes do início dos sintomas. Contudo, se os sintomas já estiverem a ocorrer, o tratamento vai trazer alívio sintomático e vai ajudar o sistema imunitário, evitando, deste modo, futuros ataques.