sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Quistos ováricos-Acupunctura


Existem muitos tipos de quistos ováricos e é importante que o médico consiga identificar se o quisto é cheio de líquido, sólido ou misto. A forma, o tamanho e a localização são tudo factores importantes na determinação se, podem ser deixados estar ou se devem ser removidos e biópsiados. Por vezes os quistos podem estar relacionados com a endometriose e devem ser tratados de acordo com isso. Contudo, os quistos mais comuns são apenas folículos cheios de líquido que não rupturam durante a ovulação para libertar o óvulo. Designados de quistos funcionais, geralmente desaparecem com o ciclo menstrual e não causam mais problemas. Por vezes podem ser sentidos como pontadas de dor ou como uma dor forte no abdómen. Ocasionalmente um quisto funcional pode crescer e depois romper-se causando dor abdominal intensa até que o fluido do quisto seja reabsorvido pelo organismo. Para as mulheres que têm uma tendência para desenvolver este tipo de quistos, deve ser procurado mais profundamente um desequilíbrio de modo a preservar a função natural da ovulação e fertilidade.

Como é que a Medicina Chinesa e acupuntura podem ajudar nos quistos ováricos?

Na Medicina Chinesa os quistos são vistos como uma colecção de fluido e sangue estagnados. Apesar de não ser uma situação que necessite de ser tratada para a pessoa viver, é observado como uma interrupção do processo saudável do corpo. As mulheres que têm quistos têm um desequilíbrio hormonal e não estão a ocular optimamente. A acupuntura ajuda a trazer o equilíbrio ao sistema endócrino e ás hormonas que afectam directamente a ovulação. Existem muitas técnicas de acupuntura para melhorar o fluxo sanguíneo aos órgãos reprodutores e optimizar a ovulação.
A fitoterapia chinesa pode ser usada para ajudar a dissolver quistos dolorosos. As mulheres que têm tendência para desenvolver quistos podem ter um conjunto de sintomas juntamente com este. É possível que haja itens como dificuldades de digestão e o corpo produz excesso de muco e humidade. Esta ineficiência pode conduzir a acumulação de humidade noutras áreas do corpo. A fitoterapia pode ser usada para melhorar a digestão e para drenar qualquer humidade que esteja a causar o desenvolvimento de pontos de estagnação.

Quantos tratamentos são necessários?

Se for uma situação aguda, em que está ater dores, vão ser usadas plantas medicinais para resolver os quistos em poucos dias. Se desenvolver quistos com regularidade, então os tratamentos vão ser sugeridos de acordo com esta condição crónica.
A dieta pode desempenhar um papel importante para as mulheres que desenvolvem quistos com regularidade. As dietas ricas com excesso de gordura animal, açúcar e produtos lácteos podem causar problemas no sistema digestivo. Um sistema digestivo ineficaz vai produzir excesso de muco deixando-a com uma sensação de cansaço, e peso. Isto é um ambiente óptimo para a humidade estagnar e criar obstruções. O exercício também é importante para manter estas coisas em movimento.