sexta-feira, 29 de julho de 2011

Artrite


Artrite significa simplesmente inflamação das articulações. Existem dois tipos principais de artrite – Osteoartrite e Artrite Reumatóide. A Osteoartrite é caracterizada pela degenerescência da cartilagem articular, hipertrofia do osso nas margens e alterações na membrana sinovial. Este é o tipo de artrite onde a cartilagem das articulações se desgasta e leva à dor, fraqueza e deformação das articulações. É por isso que a Osteoartrite também é conhecida como artrite degenerativa ou doença articular degenerativa. A Artrite Reumatóide, contudo, é uma doença inflamatória que se pensa ser causada por um ataque do sistema imunitário às articulações (uma doença auto-imune). É mais conhecida pela existência de articulações quentes, inchadas, dolorosas e com diminuição da amplitude do movimento.
Ambos os tipos de artrite são comuns na população Portuguesa, especialmente nas pessoas com mais de 60 anos. Não só interfere com as rotinas diárias, como piora progressivamente á medida que se vai avançando na idade. Infelizmente, a artrite culmina numa debilitação severa e deformação da articulação. A razão pela qual a artrite afecta tantas pessoas até um grau tão severo é porque existem muito poucos tratamentos eficazes. A maioria das vezes é prescrito anti-inflamatórios e quando estes não funcionam, a seguinte opção é a substituição da articulação.

O efeito da Acupuntura na artrite

A acupuntura pode aumentar a circulação sanguínea na articulação, e consequentemente aumenta a absorção de cálcio, bem como, a remoção dos elementos nocivos. Também pode aumentar a produção de liquido sinovial para manter a articulação lubrificada. Adicionalmente reduz a inflamação e inchaço, parando a dor. Os tratamentos de acupunctura conseguem, por isso, eliminar os sintomas de artrite e atrasar a progressão da doença. E consegue fazê-lo sem os efeitos secundários típicos do uso prolongado de anti-inflamatórios.
Quando considerar a acupunctura para o tratamento da artrite existem algumas considerações importantes a ter em mente. Os resultados mais rápidos vão ser observados em pacientes com uma história de artrite relativamente recente. Os casos crónicos de 10 ou mais anos com artrite, vão necessitar de 8 a 10 tratamentos até sentirem alterações positivas. Quanto mais tempo uma pessoa tem a artrite, mais tempo vai ser necessário para eliminar os sintomas. Apesar da acupunctura não conseguir reverter alguma deformação da articulação já existente, consegue abrandar e parar a destruição e sintomas negativos adicionais. A acupunctura é muitas vezes usada em combinação com plantas Chinesas medicinais para reforçar os resultados. Em conjunto com plantas, ou por si só, a acupunctura oferece aos pacientes que sofrem de artrite uma opção legítima e eficaz para reduzir os sintomas que têm um impacto negativo nas suas vidas e pára a progressão da doença.