quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Combater a Insónia – Como alcançar um sono tranquilo e de qualidade


 

O descanso adequado é essencial para a saúde, e a insónia é um sinal de desequilíbrio. Se o sono é habitualmente perturbado, vai causar danos na energia vital do corpo e no sistema imunitário.

A insónia é uma queixa de sono muito comum, sendo descrita como dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, presença de sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, com o comprometimento consequente do desempenho nas actividades diurnas. A insónia aguda, ocasional, de curta duração, atinge cerca de 30% da população adulta. Períodos mais prolongados de insónia, característicos da insónia crónica, afectam cerca de 10% da população, com uma frequência maior em indivíduos com mais de 60 anos de idade.
A insónia pode estar relacionada com uma causa específica: ansiedade, depressão, stress, dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo), uso de medicamentos, ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva) etc. Nos casos em que não se relaciona com um factor causal mais evidente, é tida como insónia primária, aquela sem causa bem definida. Pode ser um quadro passageiro, relacionado com algum facto recente, que geralmente melhora espontaneamente. Na insónia crónica, de longa duração, observam-se mais sintomas cognitivos e alteração do humor, irritabilidade, redução do desempenho académico e profissional, redução da concentração e da memória. Além de que, a insónia e a fadiga aumentam significativamente o risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui uma visão bastante peculiar do corpo humano, de todas as suas relações com o meio externo e consigo mesmo. As doenças são interpretadas como sendo causadas, principalmente, por factores externos e factores internos, factores estes que impedem o funcionamento adequado dos Órgãos e Vísceras e da circulação de Qi e de Sangue pelo corpo, principalmente através dos Meridianos, onde estão localizados os pontos de acupunctura.

Combater a insónia com a acupunctura
A acupunctura e suas variantes, como acupunctura auricular e acupunctura craniana, têm sido utilizadas com grande frequência para o tratamento de insónia, por parte dos praticantes de MTC, sendo que diversos estudos recentes sugerem que a acupunctura pode controlar o sistema nervoso autónomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de acupunctura têm a capacidade de reduzir as actividades simpá­ticas.
A acupunctura, assim como outras modalidades terapêuticas da MTC, pode ser de grande valia para a população de modo geral, sendo amplamente indicada para uma grande variedade de doenças pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo National Institute of Health, incluindo a insónia entre essas doenças.
Se anda lutar para ter uma boa noite de sono, considere experimentar a acupunctura. Numa revisão recentemente publicada, foram pesquizados mais de 46 estudos (incluindo um total de 3811 pacientes), onde examinava o uso de acupunctura no tratamento da insónia. Os resultados revelaram que a acupunctura foi superior aos medicamentos para dormir relativamente ao número de pacientes cujo o tempo de sono aumentou em mais de 3 horas. Os investigadores também descobriram que o uso de acupunctura juntamente com fitoterapia foi mais eficaz do que o uso só de fitoterapia.