quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Constipações e Gripes


Hoje em dia recebemos sinais mistos dos médicos sobre como tratar resfriados comuns e gripes. O medo generalizado da resistência aos antibióticos tem feito com que muita gente evite ir ao médico quando ficam doentes. Juntamente com os medicamentos de balcão para tratar os sintomas para que possamos continuar a trabalhar ou ir à escola, muitas vezes, pode levar até duas semanas para resolver um resfriado. A Acupuntura e Fitoterapia chinesas podem ser um recurso valioso na prevenção de constipações e gripes e permitem-nos recuperar das mesmas com maior rapidez e facilidade.

Prevenção

É possível usar a Medicina Chinesa para prevenir as infecções de gripes e resfriados por completo ou quando detectadas precocemente, para evitar que se transformem em infecções completas. Estudos têm demonstrado que certos pontos de acupuntura são eficazes para estimular o sistema imunitário. As Plantas medicinais também podem ser prescritas para melhorar o sistema imunitário. Quando as pessoas à sua volta estão a ficar doentes, receber tratamentos de acupuntura e tomar plantas medicinais irá aumentar a sua capacidade de combater doenças e a manter-se saudável. É aconselhável ir fazer sessões de acupuntura, uma ou duas vezes por mês durante a época de gripes e resfriados para ajudar a fortalecer seu sistema imunitário e a mantê-lo saudável.

Tratamento

Se por acaso apanhar um resfriado ou uma gripe, a acupuntura e a fitoterapia Chinesa podem ajudar a diminuir a gravidade e acelerar o tempo de recuperação da doença. Se for a uma consulta com os primeiros sinais de um resfriado ou gripe, como dor de garganta, dor de ouvido, fadiga ou dores no corpo, pode receber tratamento e fitoterapia que vão ajudar a aliviar os sintomas e a recuperar a imunidade para que o corpo possa combater a infecção. Os tratamentos de acupuntura e fórmulas à base de plantas são adaptados aos sintomas individuais de cada pessoa,  enquanto ao mesmo tempo, impedem que a doença mais fundo no corpo. Além disso, se uma doença é persistente, os tratamentos frequentes e regulares (duas vezes por semana, durante 1-2 semanas) vão ajudar a acabar com o padrão de re-infecção e fraqueza imunitária.

Recuperação

É de conhecimento comum na medicina chinesa que é possível recuperar de uma doença e ficar mais forte a ela. Usando a acupunctura e fitoterapia chinesa durante a fase de recuperação da infecção é uma boa maneira de assegurar que vai combater a infecção e que o seu sistema imunitário está intacto e pronto para lutar contra o próximo aparecimento da doença. Dois ou três tratamentos por semana depois de uma doença vão ajudar a restaurar o equilíbrio nos sistemas imunitário, respiratório e digestivo. Sintomas como tosse persistente ou catarro ou uma irregularidade na sua eliminação são queixas comuns após um severo surto de gripe.

Os benefícios de uma Alternativa

A Medicina chinesa foi desenvolvida para tratar muitas doenças diferentes, mas fez avanços significativos na sua história médica, quando os médicos começaram a analisar especificamente o tratamento de infecções virais e bacterianas. Agora, a antiga sabedoria da medicina chinesa é combinada com o que acupuntores modernos sabem sobre infecções virais, como a gripe. A Medicina complementar e alternativa está recebendo muita atenção agora por causa do temor de um surto de gripe generalizada. Com os benefícios incertos das vacinas, as pessoas estão a procurar outras maneiras de se protegerem contra doenças graves durante os meses das gripes e constipações. É nossa esperança que, depois de ler este artigo, já saiba que é fácil usar a acupuntura e fitoterapia Chinesa, como uma maneira natural e eficaz para prevenir e tratar gripes e resfriados.