quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Depressão


A Acupuntura é usada em todo o mundo para resolver problemas da saúde mental. A depressão é extremamente comum e varia no grau de severidade de pessoa para pessoa. Os sintomas da bipolaridade, depressão leve a severa e apatia generalizada são todos tratáveis com  a Acupunctura e Fitoterapia Chinesa. Não existem efeitos secundários com a Medicina Chinesa e, de facto, os pacientes que recebem tratamentos para a depressão vêm melhoras noutros sintomas que têm como resultado da depressão, como insónias, fadiga, dor ou outros. Para essas pessoas que querem uma ajuda adicional para os ajudar a lidar com a depressão, a Acupuntura e Medicina chinesa pode ser uma terapia segura e extremamente eficaz.

Como é que a Acupuntura funciona?

Pelos sandardes da medicina alopática, não é bem claro como é que a acupunctura é capaz de ter efeitos na depressão. Contudo, existe uma evidência crescente que suporta a eficácia da Acupuntura no tratamento da depressão. Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, descobriu que a acupuntura foi eficaz em reduzir as taxas de recaída de mulheres com depressão. Num estudo duplo-cego randomizado controlado, 26 mulheres com depressão severa receberam tratamentos regulares de acupuntura durante 8 semanas. No final do tratamento, 17 mulheres alcançaram a remissão completa de sua condição e apenas 4 das mulheres tiveram uma recaída dos sintomas da depressão seis meses depois. Este pequeno estudo sugere que a acupuntura, quando usada especificamente para tratar a depressão, produz resultados que são comparáveis a outros tratamentos empiricamente validados.
Sabe-se que quando as agulhas de acupuntura são inseridas no corpo, são libertadas endorfinas. As endorfinas atuam no corpo como agentes naturais calmantes e de alívio da dor. Isto ajuda nos efeitos emocionais da depressão, bem como nos sintomas físicos que muitas vezes podem acompanhá-la. A acupuntura também ajuda a estimular o sistema nervoso parassimpático, ajudando assim a relaxar o corpo e a mente. Mas os efeitos da acupunctura, podem ir além do sistema nervoso. O corpo físico, as emoções e o espírito são indissociáveis. A acupuntura tem sido um método eficaz a tratar estes três níveis do ser humano. O tratamento incorpora, mas não se limitando a, questões de deficiências do neurotransmissor; trabalha com a pessoa como um todo para tratar os aspectos físicos, mentais e emocionais desta condição.

O que devemos esperar com o tratamento?

Para tratar uma condição de longa data como a depressão, as primeiras visitas são destinadas a compreender o seu padrão particular de depressão e sintomas de associados que possam surgir. Quando necessário, as visitas focam-se em diminuir os sintomas agudos. A duração do tratamento depende de há quanto tempo o paciente está a sofrer de depressão e da sua gravidade. Os sintomas mais agudos ou mais urgentes podem, muitas vezes, ser aliviados imediatamente, ou pelo menos nas duas primeiras sessões. Em geral, pode esperar que, após 1-2 meses de visitas semanais, vai experimentar uma mudança total na sua depressão, bem como uma mudança em qualquer outro sintoma que pode estar ocorrendo. Os tratamentos são relaxantes e proporcionam uma oportunidade para reflectir sobre os sintomas e os sentimentos, passado ou presente.

Que outras ferramentas me são dadas para garantir que os meus tratamentos são eficazes?

Embora a acupuntura possa resolver rapidamente os sintomas da depressão, inicialmente, a fim de sustentar os resultados positivos do tratamento, o acupuntor pode fornecê-lo com algumas modificações de dieta e estilo de vida. Simples mudanças na dieta podem ter um tremendo impacto sobre a frequência e severidade de sintomas da depressão. Suplementação vitamínica e mineral também pode ser uma maneira fácil de ajudar a equilibrar humor e fadiga. Se está a tomar antidepressivos, o seu acupuntor pode prescrever ervas chinesas que trabalham em sinergia com os seus medicamentos para tratar os sintomas. Se está à procura de  uma alternativa para produtos farmacêuticos, a fitoterapia é uma forma segura e eficaz para continuar o tratamento com uma base diária.