domingo, 20 de novembro de 2011

Alterações na menstruação


Muitos de nós não sabemos o que é uma quantidade anormal de sangramento. Uma menstruação pesada é determinada se sangrar por um tampão ou penso a cada hora, ter coágulos grandes, sinais de anemia ou a sua menstruação durar mais de 8 dias. Uma menstruação ligeira dura apenas 1 ou 2 dias e requer pouca troca de pensos ou tampões.

Menstruações pesadas

Uma mulher cm menstruação pesada deve visitar o seu médico de modo a excluir fibróides, endometriose e doença pélvica inflamatória. Estas 3 condições podem ser facilmente tratadas com a medicina ou cirurgia. Uma mulher sem nenhuma destas 3 situações, mas que tem menstruações pesadas, pode sofrer de desequilíbrios hormonais que podem estar, ou não, relacionados com a falta da ovulação. Durante a primeira parte do nosso ciclo menstrual o nosso corpo produz estrogénio que trabalha para espessar a parede endometrial. Assim que ocorre a ovulação, começa a produção de progesterona que equilibra o estrogénio e  faz com que o endométrio fique mais rico e aderente. Se a ovulação não ocorrer, somos expostos ao estrogénio constante durante todo o ciclo que pode conduzir a um espessamento do endométrio superior ao normal. Mesmo que a ovulação venha a ocorre, os níveis de progesterona vão ser inferiores ao normal ou os níveis de estrogénio podem ser demasiado elevados. Em qualquer taxa, o estrogénio elevado causa, geralmente, menstruações pesadas. , a chave para o tratamento é resolver o excesso de estrogénio. Na medicina Ocidental é usada a pílula, ou outra medicação mais forte ou até cirurgia. Na Medicina Chinesa, procuramos restabelecer o equilíbrio hormonal naturalmente com a acupuntura, dieta e por vezes com fitoterapia.

Menstruações ligeiras

Uma mulher com menstruação ligeira não está a ganhar grande espessura na parede endometrial durante a primeira fase do ciclo menstrual. Isto é, geralmente, uma indicação de que os níveis de estrogénio estão mais baixos do que o normal. Se os níveis de estrogénio estão baixos, os níveis de progesterona, provavelmente, também vão ser baixos e a mulher pode ou não ovular durante o ciclo. É importante olhar para factores que podem estar a contribuir  para isto, como excesso de exercício, uma dieta muito restrita ou um mau maneio do vegetarianismo, muito stress ou gordura corporal baixa. A acupunctura e fitoterapia chinesa podem ajudar a fortalecer o corpo e a corrigir os desequilíbrios hormonais.

Como é que a Medicina Chinesa e Acupuntura me podem ajudar com as menstruações ligeiras ou pesadas?

A Medicina Chinesa e Acupuntura procuram trazer o equilíbrio aos níveis das hormonas reprodutivas. Como já foi discutido, demasiado ou pouco estrogénio pode ser a causa principal de menstruações ligeiras ou pesadas. Em qualquer dos casos, a acupuntura e a fitoterapia podem ajudar a regular as necessidades hormonais do organismo.

De quantos tratamentos vou necessitar?

Um curso normal de tratamentos será de 3 meses. Dependendo do padrão especifico dos sintomas, o acupuntor decidirá se necessita de ir 1 vez por semana ou menos frequentemente. Nalguns casos vai ser necessário mais do que um curso de tratamentos para resolver a situação por completo. Para garantir que o tratamento vai ter sucesso vai ser necessário fazer algumas alterações dietéticas. Alguns alimentos aumentam os níveis de estrogénio no sangue, como a soja. Uma dieta livre de gordura faz com que o organismo não consiga sequer produzir estrogénio.