quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Endometriose


A endometriose é um termo usado para se referir à inflamação causada pelo tecido endometrial que cresce fora do útero. Alguns pensam que isto é causado por um retrocesso do sangue para as trompas de Falópio durante a menstruação em vez de ir pela cérvix. Pensa-se que isto tenha uma ocorrência relativamente comum, mas porque é que algumas mulheres desenvolvem os remendos de endométrio dentro da cavidade pélvica  é desconhecido. Estes remendos actuam como  o endométrio dentro do útero, crescendo com a estimulação de estrogénios e sangrando durante a menstruação. A hemorragia pode causar dor severa e inflamação nalgumas mulheres enquanto outras permanecem livres de sintomas. Por esta razão é que a endometriose pode apenas ser confirmada por um médico, visualmente fazendo um procedimento laporoscópico. Recentemente, os médicos andam a suspeitar de uma componente imunitária, significando que o sistema imunitário do corpo ataca o endométrio que está a crescer fora do útero porque não existe uma maneira eficaz para o corpo eliminar o sangue da cavidade pélvica. O resultado deste ataque do sistema imunitário é a inflamação. O corpo não consegue distinguir entre o endométrio que está a crescer dentro ou fora do útero e, por isso, resulta num ambiente hostil em toda a cavidade pélvica.  

Como é que a Medicina Chinesa e a acupuntura me podem ajudar na endometriose?

Duma perspectiva da Medicina Chinesa, trabalha-se para restaurar um estado de menstruação livre de dores. Cada sintoma de desequilíbrio é tido em conta quer seja dor, coágulos sanguíneos escuros ou desequilíbrio excessivo de estrogénios causando as sensações de SPM.  Tanto a acupuntura como a fitoterapia podem trabalhar para reduzir a dor, quebrar o sangue antigo estagnado e encorajar o sangue novo fresco a fluir e promover o reequilíbrio hormonal. É essencial restabelecer as taxas de estrogénio/progesterona correctas para podermos tratar esta condição e a acupuntura trabalha neste sentido. Uma mulher com sintomas endometriais ligeiros pode utilizar a medicina chinesa sozinha para se curar naturalmente dos sintomas da endometriose. Nos casos mais severos é necessário recorrer a ambas as medicinas para ter o melhor prognóstico para a cessação de longa-duração dos sintomas.

De quantos tratamentos vou necessitar?

Endometriosis is a condition which takes time to treat naturally with acupuncture and herbal medicine. If your goals for treatment are to reduce pain and symptoms without the use of birth control pills or other drugs, a course of treatment will be one treatment per week for three months. More than one course of treatment may be necessary to fully achieve treatment goals. If the goals of treatment are to become pregnant, acupuncture and Chinese medicine may be used in conjunction with western treatment prescribed by your reproductive endocrinologist. Combining both eastern and western medicines in this way is a very effective method of reducing the negative effects of endometriosis while conception occurs.

What other tools am I given to ensure my treatments are effective?

A dieta é importante para ajudar a diminuir os sintomas da endometrioses. Algumas alterações dietéticas podem ajudar a reduzir o excesso de desequilíbrio de estrogénio no organismo. Outras alterações dietéticas podem ajudar a diminuir os factores inflamatórios que contribuem para os sintomas. Uma maneira de começar é eliminando o mais que conseguir o açúcar, álcool, carne vermelha e de porco, cafeína.