quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sindrome de Cólon Irritável


O SCI é um problema do sistema gastrointestinal caracterizado por dor e desconforto abdominal recorrente acompanhado por alterações na função dos intestinos, diarreia, obstipação ou combinação de ambos, tipicamente ao longo de meses ou anos. Os investigadores suspeitam que as hormonas desempenham um papel na causa do SCI, bem como alterações nos nervos que controlam os  músculos do sistema gastrointestinal. Como a causa exacta da SCI não é conhecida, os tratamentos ocidentais baseiam-se no alivio dos sintomas.

Como é que a acupunctura e Medicina Chinesa podem ajudar o SCI?

A medicina Chinesa oferece uma abordagem diferente. Um historial médico completo pode revelar muitos sintomas aparentemente não relacionados que para um acupunctor claramente delineiam 1 ou 2 padrões de doença predominantes. Os tratamentos podem, então, ser aplicados de acordo com o diagnóstico feito, em vez de se tratar apenas os sintomas. Muito frequentemente, os acupuntores vão encontrar um desequilíbrio entre o sistema nervoso e a força do sistema digestivo. Não é tão simples como dizer que o stress causa SCI, mas o sistema nervoso desempenha um controlo poderoso na motilidade gastrointestinal e muitas vezes o stress crónico pode conduzir a uma situação mais permanente como o SCI. O seu acupunctor pode chamar isto de “Fígado a atacar o Baço”, porque estes são os nomes dos dois meridianos envolvidos com o sistema nervoso stressado e com a digestão.
Alguns pontos de acupunctura estimulam a motilidade gastrointestinal e outros pontos conseguem relaxar os músculos ajudando tudo desde obstipação, gases, flatulência, dor e diarreia.

De quantos tratamentos vou necessitar?

A série de tratamentos será de 1 por semana durante 5 semanas. Vai começar a sentir alterações positivas nos seus sintomas ao fim de uma série, contudo vão ser necessários mais tratamentos para uma manutenção a longo prazo. Depois de atingido o principal objectivo, os tratamentos podem ser efectuados 1 vez por mês ou uma vez por estação do ano.